Doação de sangue

 A doação consiste na retirada de uma certa quantidade de sangue de um voluntário, visando ajudar outras pessoas que poder ter uma vida salva com esta doação. Uma bolsa de sangue somente, pode salvar a vida de até três pessoas. Com o pasar dos anos, juntamente com a pandemia do corona vírus, se apresentou uma baixa no nível de doadores de sangue. No Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes) foi registrado uma baixa no estoque de sangue. A doação de sangue é de extrema importância. Milhares de pessoas que sofrem acidentes, doenças graves como câncer, que passaram por cirurgias e tratamentos precisam desta doação pra se recuperarem de seus estados atuais. No Espírito Santo, o aumento dos casos de dengue e a baixa do estoque de armazenamento de sangue deve ser superada. Muitos dos casos de dengue requerem da doação de sangue para sobreviverem.

  O processo de doação é simples, mas é preciso estar informado do que é necessário para se ter um perfil de doador. É necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos. Pesar no mínimo 51 quilos. E principalmente estar descansado, bem alimentado e hidratado.
 A coleta de sangue dura em torno de 15 minutos. Ela é feita com material esterelizado e descartável. A quantidade indicada de sangue para se doar é de 420ml a 470ml e 25ml a 30ml para os exames laboratoriais realizados antes da doação para se ter certeza da saúde do doador.
  O doador pode acabar se assustando após a doação se encerrar. Alguns doadores podem apresentar tontura, desmaio, mal estar, náusea, vômito, hematoma ou dor no local da punção venosa. Estes eventos podem acontecer pelo corpo não estar acostumado com uma quantidade tão grande de sangue sendo retirado. Não é preciso se preocupar pois os sintomas são leves e passam de forma rápida. É sempre indicado após a doação se alimentar de forma boa e saudável, beber bastante água e permanecer de preferência sentado ou deitado. É de extrema importância doar sangue. Pode parecer assustador ou cansativo fazer a ação mas é preciso se ter em mente de que este simples ato pode salvar vidas.

Por Katarina Gette


Sem comentários