A precarização do trabalho

 


A precarização do trabalho é um problema que tem se intensificado nas últimas décadas, principalmente em países em desenvolvimento. Isso ocorre quando o trabalho acaba se destruindo, resultando em baixos salários, jornadas extenuantes e falta de segurança e de garantias trabalhistas. Isso é preocupante pois impacta diretamente na qualidade de vida dos trabalhadores e em sua capacidade de sustentar a própria família e a si mesmos. Além disso, a precarização do trabalho também contribui para aumentar a desigualdade socioeconômica, tendo em vista que os trabalhadores afetados tem menos oportunidades de ascensão profissional e acabam sendo mais direcionados à pobreza. 

Um dos principais motivos da precarização do trabalho é a globalização econômica, que permite que as empresas transfiram suas operações para países onde as leis trabalhistas são menos rigorosas e os salários são mais baixos, resultando em uma comparação entre os trabalhadores, como se fosse uma guerra para ver quem é merecedor de algo para comer no almoço. Algo que está contribuindo para a precarização do trabalho e as tecnologias atuais, que estão cada vez mais substituindo os empregos. 

Para combater a precarização do trabalho, é necessário que os governos implementem políticas públicas que garantam condições de trabalho dignas para todos os trabalhadores, sendo assim aplicando regulamentação do trabalho informal, a promoção da formalização dos contratos de trabalho, o estabelecimento de salários mínimos adequados e a fiscalização do cumprimento das leis trabalhistas pelas empresas.

Por Eduarda Valente

Sem comentários