Talk Show dos alunos de Conectação

 

Humor e jornalismo andam de mãos dadas quando o assunto é Talk Show. 

Modelo proveniente do rádio, os talk shows nasceram nos Estados Unidos nos anos 1950, cobrindo três faixas majoritárias da programação: pela manhã, os talk shows se dedicavam majoritariamente às notícias; no horário vespertino, eram os programas de debate com forte ênfase no aconselhamento; na programação noturna, os talk shows dedicaram-se ao humor e às entrevistas com celebridades.

O formato de late-night talk show foi originalmente introduzido no Brasil pelo apresentador e comediante Jô Soares, que teve a sua primeira experiência com o formato na década de 1970 com o programa Globo Gente na Rede Globo, que inicialmente se chamava Gente Global e era exibido uma vez por mês, se tornando semanal após alguns meses.O programa acabou não sendo duradouro, estreando em abril de 1973 e tendo seu último episódio exibido em setembro do mesmo ano.

Soares sempre desejou ter o seu próprio talk show, mas não conseguiu emplacá-lo na Globo, devido aos resultados negativos de Globo Gente. O apresentador só conseguiria a oportunidade de apresentar um talk show quando se mudou para o SBT, quando exigiu em seu contrato que o programa fosse levado ao ar. O SBT cumpriu com a promessa e em agosto de 1988 entrava no ar a primeira edição do Jô Soares Onze e Meia.

O programa, diferentemente de Veja o Gordo, outro programa de Soares no SBT, alcançou o sucesso esperado pela emissora. Apesar de ter Onze e Meia no título, o programa raramente entrava no ar neste horário, tornando o nome do programa alvo de piadas, inclusive de seu próprio apresentador. Jô Soares Onze e Meia ficou no ar por 11 anos, quando Jô Soares decidiu voltar para a Rede Globo com um programa no mesmo formato. Em abril de 2000, estreou o Programa do Jô.

O estilo de Jô Soares apresentar o seu talk show sempre foi comparado com o de David Letterman, principalmente pela imprensa, que o acusava de copiar o programa de Letterman. Jô sempre negou que copiasse Letterman, e diz que se inspira em Jack Paar e Johnny Carson, ambos apresentadores do The Tonight Show, sendo que este último que consolidou o formato de late-night talk show em terras norte-americanas. Outra inspiração de Jô seria o apresentador Silveira Sampaio, um pioneiro dos talk shows na televisão brasileira.

Os alunos do Itinerário formativo de CONECTAÇÃO/JORNALISMO, sob supervisão do professor Rafael Lorenço, realizaram um talk show, unindo humor e jornalismo, entrevistando uma personalidade famosa.

Os alunos desenvolveram a arte da interpretação, tornando o momento absolutamente divertido e artístico.

 Veja o Vídeo:





Sem comentários